Desentupir Caixas Saneamento

As caixas de visita são o mais comum tipo de receptáculos de saneamento comparando com as sinfónicas e colectoras e por isso mesmo das que mais frequentemente acabam por entupir. A vantagem é que são de fácil acesso e uma intervenção para as desbloquear é relativamente simples.

Consoante o tamanho da rede e da caixa de visita em si poderemos recorrer ao hidrojacto de alta pressão, correntes corta-raízes ou cabeças trituradoras, sendo estas duas últimas soluções aplicadas principalmente em caixas de jardins dado estarem mais susceptíveis a “abolachamento”, fissuras e danos causados pelo deslocamento de terreno, expansão da vegetação e crescimento das raízes. No pior dos cenários, o problema poderá até alastrar-se a todo o saneamento, comprometendo inclusive o colector público, onde se irão multiplicar as dificuldades de desentupimento.

Nem sempre é possível realizar uma desentupimento sem conhecer a rede quer pela sua localização quer pela dimensão ou potenciais riscos associados à estrutura do edifício servido pela instalação. É o caso de residências mais antigas ou de grande envergadura que sejam mais peculiares ou menos convencionais do ponto de vista arquitectónico, realidades que em muito beneficiarão da inspecção de vídeo através da qual se conseguirá detectar com precisão o motivo do bloqueio.