O maior amigo dos entupimentos é a acumulação de lixo e as prumadas de águas claras são exemplo disso mesmo pois ao ficarem bloqueadas irão criar um verdadeiro desastre com infiltrações, regos e poças de água que se vão formando com o passar do tempo.
Geralmente os culpados das prumadas entupidas são cabelos vindos da casa-de-banho e os restos de comida do lava-loiça mas nem só, a culpa deverá ser atribuída a outros suspeitos do costume: massas calcárias que lentamente se vão acumulando nas tubagens, líquidos corrosivos deitados pelos canos abaixo e resíduos largados um pouco pelos canos de toda a casa.
A solução mais comum na maioria das situações no que toca a desentupir prumadas de águas limpas é a espiral rotativa se for possível identificar a secção mais próxima na origem do bloqueio. Pode-se, alternativamente, fazer a manutenção desde as caixas de visita com recurso ao hidrojacto de alta pressão limpando também o colector público (quando existe).
Através do recurso à inspecção de vídeo poderemos ainda verificar potenciais fendas as quais, se os canos forem superiores a 12 cm, são passíveis de reabilitação dos tubos com um robô especializado que aplica mangas de correcção ao longo daqueles, reparando as fissuras e evitando a necessidade de substituir parcial ou totalmente as tubagens.