As caleiras ou algerozes são uma parte vital de qualquer edifício e o seu bom funcionamento é muito importante. Felizmente não são tão susceptíveis a entupimentos como outros elementos da rede mas isso pode mudar quando a manutenção é descurada, sobretudo nas alturas de mau tempo em que se podem acumular todo o género de resíduos transportados e depositados pelo vento e chuva fortes.
Por norma é o hidrojacto a nossa ferramenta escolhida para desentupir algerozes dada a sua óptima capacidade de remover até o calcário mais resistente, além de outros detritos que se vão acumulando nas caleiras como os dejectos de animais, folhas, ervas, poeiras e musgo ainda não transformados na massa petrificada em que acabarão de ficar se não removidos.
Em caso de impossibilidade de desentupir os algerozes com o hidrojacto de alta pressão o mais certo será ter de substituir os canos pois recorrer a cabeças trituradoras ou correntes aumentará demasiado a possibilidade de algo correr mal e haver uma ruptura dos canos. A inspecção de vídeo assume, neste cenário, um papel crucial, ajudando a identificar exactamente o que está a bloquear a rede e a localização desse obstáculo, revelando a parte da canalização a reparar e evitando ser feita a substituição de mais tubagens do que o necessário.