Desentupir Sanita

Não há coisa pior do que chegar a casa e ter uma sanita entupida. Mau cheiro, eventualmente água espalhada por todo o WC, um desastre! Este é um utilitário essencial de uma habitação e repor o seu bom funcionamento é uma urgência, além disso, desentupir sanitas é uma forma de prevenir outros problemas de canalização que podem surgir na sequência desse entupimento sanitário.

Todavia, não é de qualquer maneira que se devem desentupir sanitas e devem ter-se em atenção uns aspectos fundamentais para assegurar trabalho bem feito, nomeadamente considerar a marca, modelo e estilo da sanita. Cada especificidade do vaso sanitário implicará uma abordagem concreta ao nível da sua remoção, instalação e operação a efectuar. Por exemplo, uma sanita minimalista leva a maior cuidado que uma convencional e uma casa poderá ser diferente de um escritório onde por norma se “escondem” mais as tubagens em busca de uma arquitectura mais “limpa” e airosa.

Algumas dicas para não ser necessário desentupir sanitas incluem ter cuidado no que lá se coloca (seja um simples papel ou até objectos e produtos “dissolúveis”) e tentar retirar algo que caía por descuido (como um pedaço de metal, plástico, brinquedo de uma criança). Se for preciso avançar para o desentupimento, a tarefa é habitualmente executada com o hidrojacto de alta pressão ou molas vibratórias em espiral usadas no desbloqueio directamente na caixa exterior.