Uma das grandes vantagens dos Cilindros e Termoacumuladores é permitir o controlo das horas de actividade, já que se pode programar de acordo com as necessidades quotidianas tanto ao nível horário como de caudal usado. Por outro lado, consome maior energia e tempos de espera para aquecer, além de estarem limitados pela capacidade do depósito instalado. Como em qualquer equipamento de aquecimento de água, avaliar as necessidades caso a caso é de uma vital importância.
Embora bastante fiáveis, os Cilindros e Termoacumuladores estão sujeitos a avarias, entre as quais estão as mais habituais: perda de água, demora no aquecimento, ferrugem nos componentes, falta de pressão da água ou dilatação das tubagens. Estes problemas irão afectar tanto a eficácia como gasto energético, podendo ainda representar um risco de segurança, recomendando-se, por isso, a resolução dos mesmos em tempo útil.
A reparação de Cilindros e Termoacumuladores é uma tarefa de responsabilidade elevada, devendo ser realizada com o devido cuidado, por técnicos especializados, num período curto após a detecção da avaria. Isso aumentará as probabilidades de sucesso bem como reduzirá os eventuais custos associados à reparação dos equipamentos já que trava a continuidade de utilização destes com anomalias.
Se tem em sua casa um destes aparelhos é conveniente verificar com regularidade as válvulas de segurança ou, se quiser, aproveite a visita dos técnicos numa reparação para testar os mecanismos mais importantes como o estado do sistema hidráulico e do circuito eléctrico.