Detecção fugas água em redes de abastecimento doméstico

A vida no nosso planeta e todos os seus ecossistemas dependem da água e, por isso, não podemos esquecer-nos de que este é um dos bens mais importantes que temos, tendo a devida atenção para o poupar e preservar.

Uma das severas ameaças no que diz respeito a este recurso natural são as fugas de água. Neste sentido, várias pesquisas se têm dedicado a criar as melhores ferramentas para a identificação de rupturas em redes de abastecimento, para tentar melhorar os tempos de resolução do problema. Afinal, vale a pena recordar que a fuga de uma gota de água por segundo corresponde, num dia, a 40 litros de água e, num mês a 1224 litros.

A detecção de fugas em redes de abastecimento doméstico é diferente de outras redes hidráulicas, já que estas estão sujeitasa caudais e pressões de serviço distintas. Ainda que, em teoria, pudesse supor-se que seria mais fácil, a verdade é que pode ser mais complexo identificar uma pequena fuga de uma rede doméstica do que uma fuga significativa num ramal público.

Entre os vários fatores que podem tornar mais fácil ou mais complexa a detecção da fuga encontram-se: o material que compõe a canalização e o seu tempo de vida; a extensão e os seccionamentos da rede; a profundidade das tubagens e ainda os revestimentos de argamassas, mosaicos, soalhos e outros.
A título de exemplo, podemos dizer que será mais complexo e moroso realizar uma intervenção em rede sem seccionamentos ou que tenham as válvulas de seccionamento gastas e, como tal, inutilizáveis.

Desta forma é seguro afirmar que detectar uma fuga de água tanto pode ser simples como complexo, dependendo de todos os aspectos referidos e ainda das suas manifestações, já que algumas fugas apenas se manifestam perante situações específicas e difíceis de reproduzir, como oscilações de pressão.

Sitemas de detecção, como Ultrassons (hr) podem ajudar no despiste do problema e reduzir a margem de erro mas, ainda assim, pode ser complexo fazer uma avaliação certeira do problema durante o processo de detecção da fuga, existindo sempre margem para erros. Assim, embora 90% das fugas sejam detectadas com uma margem de precisão de até 1m2, isto não significa que o valor não possa ser superior, atingindo os 5m2 ou mais.

Detectar uma fuga nas Redes de Abastecimento de água:
O processo de detecção de fugas de água nas redes de abastecimento exige equipamentos adequados e profissionais experientes. Aliar estes dois elementos e somar uma aprendizagem contínua é muito importante para garantir o empenho e a constante melhoria dos serviços prestados. Agindo neste sentido, cada detecção de fuga é única e encarada como parte da realização pessoal e institucional de que nos orgulhamos.

Detecção de Fugas e Infiltração de água

Detecção de Fugas de Água em Banheiras e Bases de Duche

A casa-de-banho é uma das divisões da casa onde mais se manifestam problemas relacionados com fugas de água. Muitas vezes, ...

Detecção de Humidades por Condensação

A sua casa apresenta sinais de humidade? Saiba que, ainda que sejam frequentemente provenientes de fugas de água, estas manifestações ...

Detecção fugas água em redes de abastecimento doméstico

A vida no nosso planeta e todos os seus ecossistemas dependem da água e, por isso, não podemos esquecer-nos de ...

Detecção fugas água em redes de esgotos

A degradação dos materiais é muito usual e expectável quando falamos de redes de esgotos. Várias situações – como a ...

Detecção fugas água em redes de aquecimento central

As fugas de água em redes de aquecimento central são um problema frequente, apesar de estas redes apresentarem uma pressão ...

Detecção infiltrações de água

Infiltrações e fugas de água são confundidas com relativa frequência. De facto, ainda que uma fuga de água possa originar ...