A degradação dos materiais é muito usual e expectável quando falamos de redes de esgotos. Várias situações – como a acção das intervenções de manutenção de desentupimentos, o uso de produtos químicos, a deslocação das argamassas e, em casos de redes exteriores, a acção da natureza (como raízes de árvores) – podem resultar em danos na tubagem que geram fugas de água.
Nas redes de esgotos, as fugas e infiltrações podem ser particularmente difíceis de notar, sendo que muitas delas acontecem até esporadicamente, manifestando-se apenas perante alterações severas no caudal, que geram peso ou pressão extra sobre os esgotos. Uma vez que esta não é uma rede pressurizada, torna-se muito mais complexa a detecção de pequenas fissuras que possam existir.
Um dos maiores desafios da detecção de fugas de água nas redes de esgotos é o diagnóstico, sendo que compreender a origem do problema e localizá-lo oferece desafios extra, sendo impossível simular a situação, ainda que se suspeite do problema nas redes de esgotos ou pluvial.
Várias soluções servem de recurso nestas circunstâncias, incluindo o uso de colorantes, de insuflação de águas quentes ou de balões de tamponamento. Ainda assim, a localização precisa do problema implica, na maioria dos casos, que se recorra à vídeo inspecção.
A vídeo inpecção trata-se, pois, da inserção de um cabo óptico na tubagem, que irá permitir que o técnico observe o seu interior, permitindo, muitas vezes, a identificação do ponto exacto da ruptura.
Vale a pena referir, no entanto, que nenhum método apresenta 100% de eficácia, existindo sempre algumas limitações na análise e detecção das fugas de água em redes de esgotos. Na verdade, a precisão varia devido a inúmeros fatores. Um bom exemplo seria a extenção e a largura do esgoto onde se suspeita que exista a fuga (afinal, é diferente trabalhar com um esgoto com 5 metros de extensão a 50 cm de profundidade ou com um esgoto de 100 metros de extensão a 3 metros de profundidade).
Ainda que existam variações de precisão, a vídeo inspecção continua a apresentar-se como uma das mais compensatórias, evitando que se tenha de substituir integralmente a tubagem.
Detecção de Fugas e Infiltração de água
Detecção de Fugas de Água em Banheiras e Bases de Duche
Ler Mais
Detecção de Humidades por Condensação
Ler Mais
Detecção fugas água em redes de abastecimento doméstico
Ler Mais
Detecção fugas água em redes de esgotos
Ler Mais
Detecção fugas água em redes de aquecimento central
Ler Mais
Detecção infiltrações de água
Ler Mais