DETECÇÃO FUGAS ÁGUA EM REDES DE ESGOTOS

A degradação dos materiais é muito usual e expectável quando falamos de redes de esgotos. Várias situações – como a acção das intervenções de manutenção de desentupimentos, o uso de produtos químicos, a deslocação das argamassas e, em casos de redes exteriores, a acção da natureza (como raízes de árvores) – podem resultar em danos na tubagem que geram fugas de água.

Nas redes de esgotos, as fugas e infiltrações podem ser particularmente difíceis de notar, sendo que muitas delas acontecem até esporadicamente, manifestando-se apenas perante alterações severas no caudal, que geram peso ou pressão extra sobre os esgotos. Uma vez que esta não é uma rede pressurizada, torna-se muito mais complexa a detecção de pequenas fissuras que possam existir.

Um dos maiores desafios da detecção de fugas de água nas redes de esgotos é o diagnóstico, sendo que compreender a origem do problema e localizá-lo oferece desafios extra, sendo impossível simular a situação, ainda que se suspeite do problema nas redes de esgotos ou pluvial.

Várias soluções servem de recurso nestas circunstâncias, incluindo o uso de colorantes, de insuflação de águas quentes ou de balões de tamponamento. Ainda assim, a localização precisa do problema implica, na maioria dos casos, que se recorra à vídeo inspecção.

A vídeo inpecção trata-se, pois, da inserção de um cabo óptico na tubagem, que irá permitir que o técnico observe o seu interior, permitindo, muitas vezes, a identificação do ponto exacto da ruptura.

Vale a pena referir, no entanto, que nenhum método apresenta 100% de eficácia, existindo sempre algumas limitações na análise e detecção das fugas de água em redes de esgotos. Na verdade, a precisão varia devido a inúmeros fatores. Um bom exemplo seria a extenção e a largura do esgoto onde se suspeita que exista a fuga (afinal, é diferente trabalhar com um esgoto com 5 metros de extensão a 50 cm de profundidade ou com um esgoto de 100 metros de extensão a 3 metros de profundidade).

Ainda que existam variações de precisão, a vídeo inspecção continua a apresentar-se como uma das mais compensatórias, evitando que se tenha de substituir integralmente a tubagem.

Serviços de Detecção de Fugas e Infiltração de água

DETECÇÃO FUGAS ÁGUA EM REDES DE ABASTECIMENTO DOMÉSTICO

A vida no nosso planeta e todos os seus ecossistemas dependem da água e, por isso, não podemos esquecer-nos de ...
Ler Mais

DETECÇÃO FUGAS ÁGUA EM REDES DE ESGOTOS

A degradação dos materiais é muito usual e expectável quando falamos de redes de esgotos. Várias situações – como a ...
Ler Mais

DETECÇÃO FUGAS ÁGUA EM REDES DE AQUECIMENTO CENTRAL

As fugas de água em redes de aquecimento central são um problema frequente, apesar de estas redes apresentarem uma pressão ...
Ler Mais

DETECÇÃO INFILTRAÇÕES DE ÁGUA

Infiltrações e fugas de água são confundidas com relativa frequência. De facto, ainda que uma fuga de água possa originar ...
Ler Mais