Se tem uma sanita entupida, é natural que não saiba como agir. Esta não é, de facto, uma das situações mais fáceis de realizar… e, definitivamente, não se trata de uma tarefa agradável. A procura por um profissional poderá ser bastante indicada para desentupir os canos ou mesmo para desentupir os esgotos e resolver, também, o problema da sua sanita. Ainda assim, a resolução do problema também é possível pelas suas mãos. Saiba como. A manutenção da canalização na nossa casa é essencial para evitarmos as situações desagradáveis e dispendiosas e, por isso, evidentemente, a prevenção será sempre o primeiro passo para evitar recorrer aos desentupimentos de sanitas e canos. Ainda assim, mesmo quando se tem cuidado, parece inevitável que os problemas venham a ocorrer. O entupimento da sanita é, de facto, exemplo disso mesmo. Muitas pessoas guardam o hábito de deitarem, nas suas sanitas, o papel higiénico, os discos de algodão e as toalhitas. Menos regularmente mas ainda comum é também que se deitem os rolos de cartão do papel, os pensos higiénicos e mesmo fraldas de bebé. Claro que descartar este tipo de detrito na sanita pode trazer, como consequência, um entupimento mais ou menos grave na sanita. Evitar deitar na sanita este tipo de detrito seria, à partida, a melhor forma de evitar uma sanita entupida mas, caso já o tenha feito e se depare, agora, com a subida dos nível da água sempre que puxa o autoclismo, poderá estar na altura de promover o desentupimento da sanita. Saiba como pode fazê-lo.
1. Perceba concretamente a dimensão do problema
Por norma, uma sanita entupida é uma sanita que, quando puxa o autoclismo, faz subir o nível da água quase até ao topo, vazando-a de forma muito lenta. Quando isto acontece, deve começar por perceber se o detrito que provoca o entupimento está ou não visível. Caso esteja, após calçar umas luvas de borracha, poderá removê-lo com relativa facilidade. Caso não consiga ver a obstrução, é possível que esta se encontre num nível interior da tubagem, tornando-o inacessível.
2. Solucionando o problema
Antes de avançar para o desentupimento da sanita, desligue a água da sanita (ou, se preferir, a válvula geral da casa). Poderá começar por tentar resolver a obstrução da sanita com recurso à pressão por vácuo, usando um desentupidor. Ao pressionar o mesmo contra o ralo, é possível que consiga libertar os resíduos que impedem a passagem da água e, assim, resolver o entupimento. Em alternativa, poderá recorrer ao gel de lavar a louça. Para isso, despeje este produto na sanita, deixando-o atuar durante meia hora. Ao final deste tempo, despeje lentamente água quente (não fervente) sobre o gel. Uma vez que lubrifica o cano, este produto poderá ajudar eliminar a obstrução, desentupindo o cano.
3. Outras soluções
Se as formas de resolução mais simples não funcionarem, existem ainda outros métodos que pode utilizar, antes de chamar um canalizador. A utilização de um arame, por exemplo, poderá ser útil para obstruções menos profundas, permitindo, mediante movimentos circulares, que remova o bloqueio. Da mesma forma, o uso de bicarbonato de sódio e vinagre poderá ajudar na resolução do problema, sendo, no entanto, importante que tenha a divisão arejada antes de o fazer. Por fim, pode ainda recorrer a um aspirador de água ou a produtos químicos indicados para o efeito. Neste último caso, não se esqueça de seguir todas as indicações de segurança explicitas no rótulo do produto.