Saber como aproveitar a água das chuvas pode ser uma boa forma de poupar um pouco na conta do saneamento, ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente. Existem vários usos possíveis para as águas da chuva. Sabe como pode aproveitar estas águas? Então, venha descobrir os melhores truques para fazer da chuva a sua aliada número um. Estamos em pleno século XXI e habituados ao facilitismo de ter todos os serviços à mão, para suprir todas as nossas necessidades. Ainda assim, mais do que nunca, a criação de uma consciência ambiental obriga-nos, também, a deixar de tomar por garantidas algumas das regalias ocidentais. Uma delas é, sem dúvida, a da água canalizada. Se pensarmos em termos globais, foi há relativamente pouco tempo que o saneamento se tornou comum. Antes, os nossos antepassados faziam uso das águas que provinham das fontes, dos rios, das chuvas; utilizando-as, não só para o consumo, mas para diversos atos quotidianos. Hoje em dia, embora não exista a mesma necessidade, podemos continuar a aproveitar as maravilhas que a natureza nos dá e aproveitar a água das chuvas para diversas finalidades. Além de ser ecologicamente positivo, visto que a escassez de água é um problema real, esta é uma boa forma de reduzirmos a nossa fatura da água e de aproveitar o tempo que faz lá fora durante os nossos Outonos e Invernos. Se quer adotar esta postura sustentável e ser, em simultâneo, amigo do ambiente e da sua carteira, estas são algumas das formas como pode aproveitar a água das chuvas.
1. Crie um pequeno lago ou espelho d’água no jardim
Quem tem um jardim poderá evitar o gasto de água da rede, criando um espelho d’água ou um pequeno lago com a ajuda das águas da chuva. Esta é uma água sem químicos, completamente natural e que será, até, bastante positiva caso deseje colocar tartarugas ou peixinhos no seu interior. Com a ajuda de um canalizador poderá até criar um sistema de renovação e passagem desta mesma água.
2. Para as descargas da sanita
Habituámo-nos tanto a carregar num simples botão para fazer a descarga da sanita que, muitas vezes, não pensamos na quantidade de água que gastamos no processo. Se encher baldes com a água da chuva e utilizar esta água para fazer a descarga do seu wc, descobrirá que a poupança efetiva na sua fatura será imensa.
3. Para reservar, em caso de incêndio
Portugal tem sido alvo de incêndios grandiosos e, embora o Inverno não seja a época em que esta preocupação mais nos atinge, a verdade é que podemos, desde já, começar a pensar na eventualidade veraneante dos fogos. Reservar água para esta eventualidade poderá ser muito útil quando o dia de necessidade chegar.
4. Para limpar a casa
Em vez de gastar água da rede, se reservar as águas da chuva, poderá utilizá-las no momento de limpar a casa. Provavelmente ficará espantada com a quantidade de litros que poupará ao recorrer às águas pluviais.
5. Para regar as suas plantas
Se faz parte do grupo de pessoas que gosta de ter a memória da natureza dentro de casa, é natural que tenha vasos com plantas espalhados pelas várias divisões. Poderá utilizar a água das chuvas para fazer a rega das suas plantas de interior. Esta é ainda uma forma fabulosa de regar o seu jardim ou a sua horta.