Poupar no aquecimento da casa é o objetivo de muitas pessoas. Querendo, em simultâneo, uma poupança na conta da eletricidade e uma temperatura agradável em casa, estas pessoas exploram as melhores dicas para poupar no aquecimento. Se este é o seu caso, venha saber as melhores dicas para poupar no aquecimento da casa.
Hoje em dia, quando se pensa em aquecer a casa, várias despesas surgem logo na nossa mente. O aumento da conta da eletricidade ou do gás, o custo associado à reparação e manutenção de caldeiras e muitas outras despesas são, desde logo, consideradas.
Embora assim seja, no entanto, o conforto de uma casa aquecida nos meses mais frios faz com que muitas pessoas não abdiquem das formas de aquecimento convencionais. Felizmente, nos dias de hoje, já não é necessário escolher entre a poupança e o aquecimento do seu lar. Existem alguns métodos de aquecimento que podem ajudá-lo a manter a casa quente e, em simultâneo, a poupar.
Se alguns destes métodos dispensam o recurso a sistemas de aquecimento, como aquecedores elétricos ou o aquecimento central, outros estão ancorados neste tipo de produto.
Fique a conhecer 5 dicas para poupar no aquecimento da sua casa.
Dica 1: Isole a sua casa
As técnicas de calafetagem para janelas poderão ser uma grande mais-valia no momento de garantir uma casa mais quente.
Assim, se quiser poupar no aquecimento da casa, garantindo que o frio não entra e o calor promovido pelos seus aquecedores ou pela sua caldeira não se dissipa, o ideal será isolar melhor a casa. Tenha especial atenção às suas janelas e portas.
Dica 2: Avalie a eficiência energética dos sistemas de aquecimento
No momento de adquirir o equipamento ideal para manter a sua casa quente existem vários fatores a considerar. O gasto de energia dos aquecedores elétricos; o peso e preço das botijas de gás; a eventualidade de precisar de fazer reparação de caldeiras ou o custo da manutenção de caldeiras. Tudo isto deve ser equacionado. Ainda assim, depois de feitas as contas, deverá ainda considerar um outro elemento: a eficiência energética dos sistemas de aquecimento.
Hoje em dia, algumas marcas de caldeiras já consideram, por exemplo, este tipo de eficiência, minorando as perdas energéticas e criando fórmulas mais eficazes e menos dispendiosas de manter a casa quente. Estar atento a este fator poderá ajudar a poupar no aquecimento da casa.
Dica 3: Não desvalorize pequenas oportunidades
Pode parecer-lhe que o calor do seu forno, depois de usado ou o calor emitido por uma vela não são suficientes para ajudar a aquecer a casa. Ainda assim, poderá surpreender-se com o uso destas pequenas técnicas de aquecimento, descobrindo que, de facto, elas fazem a diferença.
Dica 4: Aproveite o sol
O sol bate nos seus vidros durante o dia? Esta é uma oportunidade perfeita para abrir as persianas e as cortinas e convidá-lo a entrar nas divisões. O sol irá ajudar a aquecer a casa e a torná-la mais acolhedora. Lembre-se apenas de fechar tudo novamente quando o sol desaparecer, para isolar melhor a sua casa e manter o calorzinho trazido pelo sol.
Dica 5: Espalhe mantas pela casa
Por vezes, para que se sinta o conforto quente da casa não é necessário ligar o aquecimento. Colocar uma manta sobre as pernas é uma forma gratuita e muito agradável de se manter quente nos dias mais frios do Inverno. Além disso, uma casa com mais têxteis tende, também, a manter-se mais quente.