O tempo frio traz consigo problemas de canalização diversos. Neste tempo, situações como canos rebentados são mais comuns, o que pode originar danos diversos ao imóvel e ao seu mobiliário. Assim, quando chega o Inverno, é muito importante que se tenham cuidados de manutenção que previnam situações como a referida. Venha saber como pode fazer a manutenção de Inverno à sua canalização.
Pensar em Inverno é, também, pensar em manutenção. Nesta fase, se ainda não o fez, é boa ideia que peça a devida assistência a caldeiras, que verifique os canos e que garanta que tudo está a postos para enfrentar o tempo frio. Fazer a manutenção de caldeiras e os desentupimentos de canos poderá ser uma boa forma de garantir que tem um Inverno mais confortável. Da mesma forma, chamar alguém para desentupir esgotos irá evitar que lide com a subida indesejável das águas e detritos quando as chuvas iniciarem. Cuidados diversos podem ser tidos para garantir que os meses frios são mais tranquilos e que consegue aproveitar todas as maravilhas do seu lar, de forma confortável e segura. Venha conhecer 5 dicas para a manutenção da canalização no Inverno.
1. Vede eventuais rachas na parede
A existência de rachas na parede torna a canalização sob estes mais vulnerável às temperaturas frias e aumenta a probabilidade de canos congelados. Isto faz com que a probabilidade de rebentamento de canos também aumente, situação que queremos evitar a todo o custo.
2. Mantenha as portas interiores abertas
No Inverno é comum que tenhamos o aquecimento ligado e, por isso, principalmente se tiver feito a manutenção de caldeiras, terá acesso a divisões mais quentes e agradáveis. Esta é uma vantagem que pode aproveitar também para garantir a manutenção da canalização nos meses mais frios. Para aproveitar o calor da sua caldeira, procure manter as portas da casa abertas. Isto irá fazer com que o ar quente se desloque entre divisões, envolvendo também as tubagens e melhorando o funcionamento de toda a canalização.
3. Use materiais térmicos de isolamento
Principalmente quem reside em zonas mais frias, terá todas as vantagens em fazer o isolamento das tubagens da casa com recurso a isolantes térmicos de espuma de borracha ou fibra. O isolamento destes canos ajudará a evitar que a temperatura baixe de forma demasiado drástica e contribuirá para salvaguardá-los.
4. Faça correr nos canos água quente
A passagem de água quente nos canos ajuda a evitar que estes congelem, aumentando a temperatura dos mesmos e evitando a formação de gelo. Assim, é recomendável que, ocasionalmente, faça água quente passar pela tubagem, principalmente nos canos menos usados da sua casa, para evitar situações como o congelamento e o rebentamento de canos.
5. Evite deitar gorduras nos ralos
As gorduras que normalmente usamos para cozinhar tendem a solidificar com o frio e, por isso mesmo, quando entram nos canos, estas podem congelar e criar obstruções graves no interior da tubagem. Evite ter de recorrer a desentupimentos e canalizadores com o cuidado de não deitar este tipo de gordura pelo ralo.